quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Nessa tarde bucolica, de chuva e chuva... voltei ao meu velho livro "O Eu profundo e os outros Eus" do Fernado Pessoa, então me deparei com um trecho da poesia: Os tempos, especificamente o quinto/nevoeiro, então veio me a cabeça uma paráfrase:

Nem Rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é onde estas(a saber, internet), a entristecer
Brilho sem luz e sem arder,
Como o que o fogo-fatuo encerra.
Ninguem sabe que coisa quere.
Ninguem conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ancia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
O internet, hoje és nevoeiro...
É a hora!


Na verdade este texto me "bateu", a sombra da palavra do querido amigo Julio Cesar, que sempre fala comigo a respeito da internet, ele diz: Esse bicho não me pega, já tenho outros pra enfrentar... Se vc pensar é assim mesmo, se não ouviu falar dos roubadores de tempo, esse é um vil, das cavernas do norte, dos sombrios sistemas, vem esse implacavel devorador... tenha calma, tenha força, e vença.
Não deixe que seu tempo de viver passe na frente deste ladrão vil... Ouça a chuva que cai, os pingos... mergulhe nos raios do sol, veja o mar ou cachoeira, jogue bola com seu filho, beije na boca do seu amor, caminhe pela rua, vá a um show, cante por moedas na esquina de uma rua, sei-lá, viva a vida, viva as pessoas, não escondido através das teclas, mas de perto, de verdade...
Muito engraçado estar escrevendo isso num plano digital... mas Fernado me levou a ligar o PC e te dar uma idéia...

Agora se vira, com isso.

encerrando mais essa transmissão, VOU TOMAR BANHO DE CHUVA. É VERDADE... FUI
Ontém
mais um dia de comunidade,
encontro em casa, ontém, casa de Serginho...
Mas uma vez, legal D+, não apenas pelo compartilhar da palavra e de uma construção do que Deus tem a nos falar... mas pela troca de experiências, do compartilhar das vidas... de receber noticias como a do Clelton&Greice que aumentaram a familia, e daqui a nove meses... ou do trabalho do Bruno que finalmente saíu; das nossas inquietações no geral.

Cara, é muito necessário que agente comece a perceber que devemos compartilhar, nas e das, nossas fraquezas consciêntemente, para então, e somente então, agente aprender a ser fortes na fraqueza autêntica... Irmão, não sou perfeito, tenho as minhas fraquezas e vacilos(o que me faz um ser único), queria muito que vc perdesse um tempo repensando essa frase que acabei de lançar ai(o negrito).

Ah, muito bom também foi ter o João na roda(e pra gente que curti o bom e velho hardcore, tá muito bem entendido a palavra <>, um cara, irmão que soma sempre... Te amo irmão.>

E a pala de hoje termina assim:

Cresça na mentalidade de peregrino, se vc quer se parecer com Jesus, de verdade, isso é muito louco...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Domingo foi um dia muito diferenciado. De comunhão, verdadeiramente diária...
na realidade o domingo começou no sábado a tarde, porque, eu, Vê, Liz e companhia P1, fomos visitar a igreja Congregacional em Andorinhas, uma igreja que faz parte das origens tanto minha quanto da Vê...

A saída foi legal, de confirmação em grande escala, do que Deus está fazendo em nosso meio, pois, os caminhos e descaminhos de estar lá comprovaram isso. Ver nossa galera como um, assumindo quem somos, ou o que Deus tem feito de nós, foi muito visivel... A presença do Netão e do Andrew Norman também foram legais, porque os cara despencaram de Xerém, apenas pra estar conosco e compartilharem dos nossos corações, devem nos ensinar a vera a respeito de fazer sacrificios pra se viver a comunidade. "Muleques", vcs me inspiram...

Tem sido um pouco dificil pra mim partilhar da palavra fora da COMUNA, por causa da linguagem e do foco, e porque tem sido muito bom ver o crescimento e caminho que Deus tem trazido ao nosso coração, então tenho procurado viver cada momento com muita intensidade, mas acho que rolou...

...voltando ao domingo, saimos no sabado e cortamos a noite conversando(Eu, Neto, e o Andrew), no domingo rolou um churrasco na minha casa, aniversário de uma menina da caminhada(Andrea), que rolou até umas 16:30 e fomos pro culto depois do banho e um pouco de "O melhor de 1990-2001(U2)... Neto trouxe uma boa palavra, que tem tocado nossos corações, saimos do encontro e fomos a uma pizzaria(10 reais a pizza família) e ficamos até uma hora da manhã conversando, aí, Eu, Vê Marcela e Neto... Que bonito ver nossas vidas se entrelaçando assim... Por isso como disse lá em cima, um dia diferenciado, de comunhão como tem que ser, muitas horas juntos, muito a compartilhar, e muito a crescer em conjunto, no "mano a mano", sem mascaras, sem adornos, simplesmente um com outro, olhos nos olhos, direto, isso é caminho.



Deus purinho se revelando no diário comum de cada um.

Bejão e até outra...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008



Deus começou a desenhar uma parada muito legal, super Punk, mas super simples de entender, e não tão facil de viver...
Agora como compartilhar tudo com os irmãos?
Como fazer ver todo o desenho do Pai valer... sendo que Ele desenha, eu apenas esboço...
Então, durante a tarde recebi a visita de dois irmãos da caminhada e lavamos o meu carro juntos, foi facil perceber que é na simplicidade que tudo aquilo que Deus já vinha pintando a algum tempo seria exposto, essa é a melhor forma, na simplicidade, com as cores da vida diária.
Ao compartilhar a palavra nesse domingo, percorri esse caminho..
Junto das pessoas, sem a distância "clerical", perto do coração deles(como? simples como um deles), na real, menos pastor, mas irmão... Menos teologo, mas direto... Menos orador, mas conversador. Como alguns diriam com a boca cheia: menos excelente, mas simples... eu poderia encher esse texto de antiteses como estas, mas não valeria a pena, porque quem tem o coração sequelado pelo sitema, vai continuar julgando palavras simples como menos espirtuais, assim fico com estas como suficientes.
Se vc ficou curioso, o texto, foi um texto conhecido: LUCAS 18.29,30. o caminho? Simples, ler e perceber as nuances que o proprio Deus revela nele, tente, e veja o Reino se manifestar através das duras palavras de amor de Jesus.
Agora, permita-me apenas te falar mais uma coisa, as coisas que Jesus requer, são nossas amarras, nossa ancora, nossa segurança... No reino não tem nada disso, porque tua unica segurança é o proprio Deus. Caminha por aí...

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Um tempo atrás um irmão me questionou de forma sutil a respeito de ser"a igreja"... Já pensou no tema, no desenho disso?
O lance foi meio questionador, em relação a minha visão, ou melhor, do meu entendimento de IGREJA, de comunidade(COMUNA, como costumo chamar) dos santos, dos irmãos da cominhada... Então teci um texto pra ele, na verdade um entendimento que tenho partilhado com irmãos do caminho, PENSA NISSO:


Somos a igreja juntos.
Na maioria das vezes que as pessoas usam a expressão eu sou a igreja, ela diminui a coletividade, a fraternidade, a COMUNIDADE... saca que rola um lance de tirar o foco da verdadeira parada...
Enfim, não é que não sejamos a igreja em separado, mas não somos corpo. Lembra da figura que sempre uso: se alguém encontrar sua mão na rua, na esquina de sua casa, esse alguém, não vai dizer olha o “Fulano”... Mas, se encontrar, vc sem a mão, ele vai dizer: oi “Fulano”, o que aconteceu com sua mão; ou seja falta algo... É A COMUNA, é a fraternidade, são os irmãos.
O que não tem nada haver com responsabilidade pessoal, por exemplo pra salvação. Sacação purinha...
Lembra de uma parada que Jesus falou, "onde estiverm 2 ou 3 reunidos em meu nome, alí estarei... " pensa nessa parada com essa onda na cabeça.

Repensa o entendimento de ser igreja; rola forte, uma interdependência. o que me remete a dois pensamentos:

1 - a palavra não tem total verdade pra gente <...2 ou 3 reunidos... >, porque se tivesse não teriamos a preocupação velada com quantidades... ou ainda, que essa integração de santos fosse total suficiente em Deus.

2 - o reconhecimento do verso 21 do capítulo 17 de João... há um grande mistério na interdependência dos santos.

Aì, valeu pela leitura...

Até as trocas de idéia, quando são colocadas com segundas intenções, podem rsultar um lance de crescimento legal.

Bejão